Professor Doutor Manuel Damásio

Administração

O Grande Desafio

Há décadas que muitos líderes políticos, empreendedores de renome, intelectuais afamados e outros responsáveis, vêm alertando para a necessidade de combater o atraso educacional existente nos Países de Língua Portuguesa. Os Estabelecimentos do Ensino do “Grupo Lusófona”, seja no Brasil, seja em Portugal, em Angola ou Moçambique, na Guiné-Bissau ou em Cabo Verde, têm como missão pesquisar e investigar para que haja mais conhecimento, mais tecnologias, mais ensino, mais promoção da cultura, das ciências, das artes e das tecnologias, em ordem ao desenvolvimento dos Países e Povos do espaço lusófono.

Estamos solidários com todos os que fazem o mesmo que nós; concorrentes ou competidores, temos objetivos comuns: que os países e povos lusófonos sejam tão desenvolvidos como os falantes de qualquer outra língua!

Para isso é necessário vontade, mobilização dos Estados e de iniciativas oriundas da sociedade civil, respeitar os princípios da liberdade de ensinar e apreender, a livre iniciativa de criar escolas e a livre escolha de estabelecimento educativo. Isto é o que deve ser feito. O resto é com Deus.

São Gonçalo, 22 de julho de 2013. Presidente do Grupo Lusófona, Prof° Dr. Manuel de Almeida Damásio.

Administração

A FCGB, integrada ao maior grupo de ensino nos países de Língua Portuguesa, O Grupo Lusófona, tem por missão oferecer educação superior de excelência, conectada com o seu tempo e antenada com as mudanças da sociedade para formar cidadãos e profissionais competentes, éticos, empreendedores e conscientes da necessidade da formação continuada ao longo de toda a vida. A FCGB tem compromisso com a qualidade de vida, o protagonismo social, a solidariedade, o bom atendimento, a competência, o respeito a si mesmo, ao outro e a toda a forma de vida. Sua prioridade é o desenvolvimento do projeto pedagógico atualizado, com professores competentes, qualificados e que fazem aprender com uma infra-estrutura tecnologicamente avançada.

A FCGB, fundada em 2002, data em que obteve o credenciamento mediante Portaria do Ministro da Educação, representa a evolução do Instituto de Ensino Superior CENID Ltda, que, assumindo sua vocação empreendedora, com responsabilidade social e empresarial, assumiu os riscos de proporcionar à comunidade de Salvador a oportunidade de construir as competências e habilidades que o dinamismo do mundo do trabalho exige. A criação da FCGB foi inspirada pela sociedade atual que vive o paradigma da velocidade, da mudança representada pela estonteante e contínua criação de novos conhecimentos. A aplicação desses novos conhecimentos gera tecnologia. A tecnologia se concretiza em produtos. Novos e sedutores produtos criam necessidades cuja satisfação gera consumo e altera costumes, hábitos e valores. É a globalização do consumo criando uma sociedade mundial de produtores, assimiladores e consumidores de tecnologia.

A FCGB se apresenta à comunidade de Salvador como opção de construção de oportunidade de desenvolvimento. Seguindo a tradição de seriedade, trabalho e organização do CENID, a Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia assume sua responsabilidade de vivenciar os valores de competência profissional, argumentação sólida, respeito a si mesmo e ao outro e solidariedade. Sua marca e seu distintivo será a competência no ensino.

Finalidades

I. promover a formação integral do ser com ênfase na construção de sua futura atividade profissional, de acordo os seus princípios de liberdade e responsabilidade;

II. promover, por meio de suas atividades de Ensino Pesquisa e Extensão, o desenvolvimento harmônico e integrado da comunidade local e regional, com vistas ao bem estar social, econômico, político e espiritual;

III. ministrar a educação superior em todos os campos do conhecimento humano;

IV. promover a pesquisa cientifica e o desenvolvimento cultural;

V. estender à sociedade os serviços indissociáveis ás atividades de ensino, pesquisa e extensão;

VI. promover a assimilação de valores culturais, desenvolver o espírito crítico e difundir o conhecimento, por todos os meios ao seu alcance;

VII. participar dos esforços para o desenvolvimento do Pais, articulando-se com os poderes públicos e com a sociedade para o estudo de problemas internacionais, nacionais e regionais;

VIII. participar da solução de problemas da comunidade, por meio de iniciativas culturais, assistência técnica e prestação de serviços, na medida em que atendem ao ensino e à pesquisa;

IX. promover eventos de caráter cultural que objetivem a integração comunidade – FCG;

X. constituir –se uma instituição aberta à comunidade, livre e democrática, como centro de preservação do saber, da cultura e da história do homem.

Objetivos pedagógicos e sociais da Faculdade

Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, formar recursos humanos nas áreas de conhecimento em que atuar, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, promovendo ações para sua formação continuada. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação, suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado, e simultaneamente, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade e Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e das práticas investigativas geradas na instituição.